Oficinas

O contraturno em Nosso Mundo é vivenciado especialmente por meio das oficinas realizadas durante a semana (nos períodos matutino e vespertino), voltadas ao desenvolvimento motor, sensorial e criativo e ao pensar crítico e reflexivo.
Os temas específicos definidos para o ano do contraturno são trabalhados em todas as oficinas ministradas.

ARTES

A oficina de artes visa estimular a criatividade e o criar, voltados para o desenvolvimento do sensível e da visão estética.
Proporcionar à criança a realização de transformar algo bruto em belo, o espaço em branco na cor, um pano ou uma argila em um objeto, e as emoções em algo palpável.
A oficina é usualmente realizada no espaço Criando Nosso Mundo e se desenvolve por meio da pintura, da cerâmica, do corte e colagem, do artesanato, da reciclagem de materiais, dentre outros.

ARTE URBANA

Despertar o gosto da criança pelas manifestações artísticas das ruas e dos espaços públicos/externos.
A proposta da oficina é estimular a criatividade e a percepção da criança para esse tipo de arte para que saiba distingui-la e afastá-la do vandalismo ("pichação").
O resgate de técnicas antigas como o "lambe-lambe" e a colagem caseira também fazem parte desta oficina.
A oficina é realizada no espaço Criando Nosso Mundo e, especialmente, ao ar livre, nos muros e paredes do NOSSO MUNDO!

CORPO EM MOVIMENTO

Exercitar-se por meio de brincadeiras e de muita diversão, tendo o quintal e as áreas externas do NOSSO MUNDO como cenário principal!
A proposta da oficina do corpo em movimento é justamente essa: movimentar os corpinhos com atividades lúdicas e jogos esportivos, promovendo a interação entre as crianças e trabalhando o espírito de equipe, assim como o ganhar e o perder.

CULINÁRIA

A oficina de culinária, realizada no espaço Saboreando Nosso Mundo, nossa cozinha, alinha-se à proposta de incentivar a alimentação saudável nas crianças.
Busca-se proporcionar um espaço culinário voltado não apenas à alimentação em si mas principalmente à preparação e ao consumo de alimentos saudáveis, estimulando a criança a participar ativamente do seu preparo, descobrindo sabores e desenvolvendo o paladar.

DANÇA

A oficina de dança, realizada no espaço Sentindo Nosso Mundo, busca fazer com que a criança sinta seu corpo e expresse emoções por gestos e movimentos cadenciados. O objetivo é estimular a liberdade de expressão utilizando o corpo como ferramenta.

FILOSOFIA

A oficina de filosofia, um espaço de reflexão e diálogo, é realizada no espaço Pensando Nosso Mundo.
A meta da oficina é desenvolver experiências voltadas para o pensamento filosófico, trazer para a realidade das crianças conceitos que a filosofia estuda, buscando com elas desenvolver reflexões sobre determinados temas, e assim promover e incentivar o conhecimento. O objetivo desses encontros é ajudar no desenvolvimento de seres humanos mais reflexivos, críticos e criativos. Pessoas que, desde a tenra idade, conseguem questionar, achar soluções, entender conceitos e opiniões, e tirar suas próprias conclusões, ou seja, encontrar seus próprios caminhos e respostas.

GENTE CURIOSA

Esta oficina tem como objetivo provocar a curiosidade e a criatividade das crianças! Tomando por base a natureza e o método científico, busca-se promover a interação entre as crianças e despertar o seu interesse para tudo que as cerca; sempre com um olhar atento e amoroso, estimulando os pequenos por meio de jogos, experimentos, pesquisas e brincadeiras... cada um a seu tempo e do seu jeitinho!

MÚSICA

A oficina de música, realizada usualmente no espaço Sentindo Nosso Mundo, busca despertar emoções e expressões na criança por meio dos sons e vibrações.
Aprender sobre os instrumentos e reproduzir seus sons, cantar, estimular a liberdade de expressão, são aspectos trabalhados nesta oficina.

Fique sabendo!

Conheça aqui outras atividades desenvolvidas em NOSSO MUNDO.