O papel da escola

Criamos mundos para as crianças, acolhemos todas as fantasias, choros, frustrações e questionamentos. Damos a mão e o abraço. Acompanhamos os passos, as descobertas e aprendizados. Sabemos os gostos e desgostos. Brincamos e ensinamos. Cuidamos e todos os dias construímos valores. Ajudamos nos processos de desfraldes ao entendimento da menarca. Somos apoio para elas lidarem com os medos, inseguranças e todos os afetos. Observamos os laços de amizade sendo construídos e as diversas nuances das interações sociais. Damos colo e muitas vezes cuidaremos na doença. Passamos pelos lutos. Vibramos com as conquistas e estamos ali nas decepções. Aliviamos o peso do erro, a dor do machucado. Proporcionamos ética e estética. Partilhamos sorrisos, sonequinhas, aventuras e refeições. Construímos autonomia, segurança e caráter. Produzimos cultura, história, arte. Oferecemos possibilidades de linguagens e diversidade. Vivemos ao lado delas por horas, anos, o que nos faz conhecer profundamente cada uma.

Somos lugar de brincar, de infâncias, de conhecimento, de encantamento, de vida, de lar, de pertencimento, de experiências, de amor.

Somos escola! Somos um espaço de educação e de vida!

Quando falamos de importância da escola, ou quando uma criança fala que está com saudades da sua escola, é por tudo isso, e muitas outras coisas que aqui não foram não citadas. Toda escola é bem maior que suas paredes e muros. Toda escola transcende seu espaço físico. Toda escola merece o seu apoio. Toda escola precisa da força de sua comunidade para seguir!

Você já pensou o que você pode fazer nesse momento pela escola da sua criança? Leve para você esta pergunta, ache uma resposta e faça!

Juliana C. Bel
Idealizadora e Diretora do Pensando e Construindo Nosso Mundo