Como nasceu o projeto?

Por Juliana C. Bel
Diretora

O projeto NOSSO MUNDO começou a ser idealizado e construído anos atrás quando trabalhei como administradora de uma escola no bairro Campeche em Florianópolis. A partir dessa experiência decidi que um dia teria o meu espaço educacional. Seguindo a carreira de administradora, em 2004, aos 26 anos, mudei-me para São Paulo para trabalhar em uma empresa multinacional de RH – uma grande conquista profissional para alguém formado e pós-graduado em Administração.

Porém, contrariando o caminho lógico que se sucederia nessa etapa profissional – uma nova especialização em administração financeira – e resgatando o desejo de trabalhar com educação decidi ingressar na faculdade de Filosofia. Do curso de Filosofia adveio a necessidade do projeto de estágio, e, a partir daí, nasceu o projeto PENSANDO E CONSTRUINDO MEU MUNDO. Posteriormente, o projeto foi aceito em uma das organizações educacionais mais respeitadas do Brasil, a Casa do Zezinho, uma ONG com atividades no contraturno escolar. A execução do projeto foi extremamente positiva e gratificante pela liberdade a mim concedida para a elaboração e a transmissão do seu conteúdo. Nos dois anos de projeto na Casa fiz um MUNDO com crianças e adolescentes, de 06 a 16 anos, por meio de oficinas e brincadeiras.

E com base nessa fantástica experiência, não apenas educacional, mas de vida, e em muitas reflexões, o espaço de educação que eu idealizara distanciava-se do conceito de escola e se tornava um espaço de contraturno, que melhor abarcava a proposta educacional pretendida. Finalmente eu havia encontrado o meu verdadeiro caminho, além da administradora, eu descobri em mim uma educadora. Buscando concretizar essa nova etapa profissional, despi-me da carreira de analista financeira e regressei a Florianópolis no final de 2011 com planos de fazer o mestrado em Filosofia e, em seguida, doutorado em Educação, e conceber o espaço educacional Pensando e Construindo Meu Mundo. O que faltava? Encontrar um sócio e o espaço físico ideal!

O planejamento de execução do projeto iniciou-se calmamente em 2014, com a definição do seu nome, PENSANDO E CONSTRUINDO NOSSO MUNDO, e pela busca de uma casa que pudesse abrigar as ideias e materializar as ações e objetivos traçados. O cronograma inicial previsto era meados de 2015.

Contudo, a vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos, e, em julho de 2014, totalmente por acaso, me vi em frente a uma casa em Coqueiros. Mirei seu lindo jardim, suas árvores frutíferas e o inebriante cantar dos pássaros…. e sequer sabia que ali tinha sido uma grande escola, adorada por seus queridos alunos. Ao adentrá-la, vi a materialização do espaço idealizado!

Com o espaço físico perfeito, e após um mês de planejamentos e negociações com a equipe de colaboradores, resolvemos encarar o desafio de abrir o espaço ainda em 2014, no mês de dezembro. No final de agosto iniciamos a completa reforma da casa e começamos a criar todo o NOSSO MUNDO!

E cá estamos, eu e minha querida e dedicada equipe, cercadas de pessoas maravilhosas, que abraçaram esse projeto e irão seguir arduamente o objetivo proposto: realizar um espaço onde as crianças vivam sua infância e seu ser em potência, e que todos juntos PENSANDO E CONSTRUINDO possamos mudar o nosso mundo!